Conquistando qualidade de vida sem medo de enfrentar os desafios
Fazer aniversário é ter a oportunidade de repensar, de fazer um balanço das conquistas e de avaliar o que precisamos melhorar. É ter a oportunidade de recomeçar e, mais seguros com os acertos, reescrever o caminho com a experiência do que não foi tão bom. Afinal, fazer aniversário é ter a chance de recomeçar, de aprender e ensinar novas lições. Mais madura, a Apae Goiânia, às vésperas de completar 43 anos, encara os desafios de frente, convicta de que somente assim pode melhorar a qualidade de vida dos quase 500 usuários da instituição e seus familiares.
A equipe gestora da Apae Goiânia reconhece conquistas importantes desse último ano, como por exemplo a reforma de complexos e a ampliação do número de atendimentos, bem como a implementação do trabalho de assistência social, um dos pilares da atuação institucional. Contudo, sabe que trabalhar em prol da garantia de direitos de pessoas com deficiência intelectual não é tarefa simples. O preconceito ainda é muito grande e a meta da inclusão verdadeira, infelizmente ainda não pode ser comemorada.
Trabalhar com a educação de pessoas com deficiência intelectual exige metodologias específicas e formação adequada do quadro de professores. Preocupada com isso, a Apae Goiânia investe na qualificação continuada de seus profissionais na tentativa de minimizar as dificuldades de aprendizagem e os obstáculos do meio escolar. Mais do que isso, a instituição acredita no potencial dos seus usuários e principalmente na necessidade de garantir cidadania plena a cada um deles.
Ao comemorar os seus 43 anos a Apae Goiânia reconhece o esforço dos pioneiros fundadores da instituição sem os quais não seria possível o início dessa caminhada. E, sabedora de todas as dificuldades iniciais, tem trabalhado incansavelmente para que a missão da instituição seja cumprida. Ou seja, levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens deficientes intelectuais por meio do atendimento nas áreas de prevenção, saúde, educação, assistência social, preparação, qualificação e encaminhamento para o mundo do trabalho.