APAE Goiânia apresenta O Pequeno Príncipe – O Musical
Teatro Rio Vermelho – Centro de Convenções de Goiânia
O essencial é invisível aos olhos' O Pequeno Príncipe
Personagem lendário no imaginário de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo, O Pequeno Príncipe emociona por suas mensagens simples de amizade, superação e otimismo. No dia 30 de novembro, esta clássica história vai ganhar ares ainda mais emocionantes quando os alunos da APAE Goiânia subirem ao palco do Teatro Rio Vermelho (Centro de Convenções de Goiânia) para protagonizar uma adaptação muito especial da obra literária de Antoine de Saint-Exupéry.
A encenação irá acontecer em uma apresentação única, às 20h, e os ingressos já estão disponíveis para venda antecipada no valor de R$25,00 na administração da APAE Goiânia (Rua 255, nº 628, Setor Coimbra).
O elenco é composto por 80 crianças e jovens com deficiência intelectual e múltipla da APAE Goiânia, que darão vida a personagens emblemáticos como o Rei Autoritário, o Homem Vaidoso, o Acendedor de Lampiões, o Geógrafo, a Raposa, a Rosa, o Adulto Solitário, a Serpente entre outros. Um grande espetáculo de inclusão e superação pela arte!
O Pequeno Príncipe
A produção artística faz parte da rotina das crianças e jovens com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela APAE Goiânia, sendo protagonista no desenvolvimento de suas habilidades, na promoção da confiança e autoestima e na sua maior autonomia e integração social. Na entidade, os alunos participam de oficinas de teatro, dança, música e de artes plásticas ao longo de todo ano. Como fruto desse trabalho, anualmente a APAE Goiânia apresenta um grande espetáculo – em 2011, Reinações de Lobato na Terra da Inclusão encantou o público com uma emocionante adaptação do clássico de Monteiro Lobato.
Os enredos escolhidos para os espetáculos da APAE são sempre pontuados por alguma característica que permita a reflexão sobre temas como a superação do preconceito e a igualdade social. Com O Pequeno Príncipe – O Musical não é diferente. A história propõe uma profunda mudança de valores, sugerindo ao expectador que muitas vezes os nossos julgamentos são equivocados e por isso foi escolhida como tema em 2012. Afinal, tal como trecho do livro: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
O Pequeno Príncipe – O Musical é uma adaptação da obra literária de grande sucesso de Antoine Saint-Exupéry. Sua narrativa pode parecer simplista, porém apresenta personagens carregados de simbolismo: o Rei Autoritário, o Homem Vaidoso, O Acendedor de Lampiões, o Geógrafo, a Raposa, a Rosa, o Adulto Solitário, a Serpente, entre outros. O enredo gira em torno do personagem principal, que vivia sozinho em um planeta do tamanho de uma casa e que tinha três vulcões. Há também a presença de uma rosa de grande beleza e igual orgulho, que rompe a tranquilidade do mundo do Pequeno Príncipe e o leva a começar uma grande viagem que o traz finalmente à Terra, onde encontra diversos personagens a partir dos quais repensa seu valores.
O Pequeno Príncipe foi publicado pela primeira vez em 1943, sendo a obra mais famosa do escritor, poeta e pioneiro aviador francês Antoine de Saint -Exupéry (1900-1944). Possui cerca de 134 milhões de livros vendidos em todo mundo - 8 milhões só no Brasil - e foi traduzido em mais de 220 línguas e dialetos. É um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos, que empolga crianças e adultos com ensinamentos inesquecíveis. Sua história narra sob olhar cristalino de uma criança, valores fundamentais e universais, marcados pela responsabilidade e solidariedade e que nos levam a repensar o que é realmente importante na vida.
Arte como inclusão
É mais do que consenso que qualquer expressão artística contribui para o enriquecimento da experiência humana. Quando aplicada ao cotidiano de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, por exemplo, ela torne-se uma grande aliada para superação de limites, inclusão e autonomia. A prática artística é potencializadora da autoestima e da autoconfiança, características extremamente importantes no seu processo de desenvolvimento global, defende Emília Teresinha Borges, presidente da APAE Goiânia.
A coordenação geral do espetáculo é assinada por Ronei Maciel, também idealizador do projeto de transformar as artes cênicas em ferramenta para o estímulo e integração social das crianças e jovens com deficiência intelectual da APAE Goiânia. A arte dramática é uma possibilidade de trabalho muito rica, pois desenvolve as potencialidades sensoriais, motoras, perceptivas, cognitivas e simbólicas. Favorece, ainda, a expansão do pensamento, sentimentos e valores; trabalhando emoções e habilidades ao mesmo tempo em que possibilita a socialização e inserção social, afirma Ronei Maciel.
Além dos benefícios aos alunos, o espetáculo também integra colaboradores da APAE, familiares dos usuários e voluntários em uma grande mobilização coletiva. Em 2012, além dos usuários da APAE, o espetáculo contará com a participação especial de atores convidados. Os materiais cênicos foram idealizados e produzidos por Carlos Oliveira e Alcenir Freitas (instrutores de marcenaria e artes, respectivamente, da APAE Goiânia) com a colaboração especial do cenógrafo Carlos Benjamin. O figurino é assinado por Ana Maria Mendonça, juntamente com os pais dos alunos da APAE que participam do curso de corte e costura oferecido pelo Centro de Assistência e Formação da Família Apaeana (CAFFA). Já o cenário, assinado por Luiz Roberto Pinheiro, conta com um destaque especial: efeitos multimídia realizados pela Mandra Filmes.
Ficha Técnica:
O PEQUENO PRÍNCIPE – O MUSICAL
Coordenação, Roteiro, Direção Geral e Artística: Ronei Maciel
Coreógrafo: Ronei Maciel
Atores e bailarinos: Educandos da APAE Goiânia
Produção Artística: Colaboradores da APAE Goiânia