A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Goiânia é, por natureza, uma instituição de assistência social que integra as áreas de educação e saúde. Integrante de uma rede socioassistencial a organização oferece serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos à pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, além do atendimento às famílias dos seus usuários.
As ações desenvolvidas têm centralidade na família e são operacionalizadas de forma a assegurar a participação dos envolvidos em todo o processo de atendimento. Uma equipe de sete assistentes sociais é responsável por ações protetivas desenvolvidas junto aos usuários e seus familiares, Ao integrar a equipe técnica multidisciplinar os assistentes sociais colaboram para consolidar as ações previstas e articuladas das áreas de atuação institucional na perspectiva da defesa e garantia de direitos, da promoção da autodefensoria e da inclusão social
O principal objetivo das ações desenvolvidas pela área de assistência social é possibilitar à família integrar e configurar como rede de apoio na proteção social, fortalecendo a participação política do usuário e da família na defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, conquistas das ‘seguranças sociais’ e pelo fortalecimento da identidade institucional do movimento apaeano.
Programa de Auto Gestão da Família – Reabilitação e Autonomia
As Famílias dos usuários integram duas ações:
• Acompanhamento das famílias de usuários em situação de vulnerabilidade social, realizado de forma permanente e sistemática, utilizando os recursos institucionais, da rede de proteção e dos serviços socioassistenciais.
• Encontro de Formação Política da Família Apaeana, realizado a cada dois meses que visa fortalecer as relações sociais da família e da comunidade apaeana por meio de atividades de integração, informação e formação continuada.
Projeto Socioassistencial
Objetiva promover a inclusão social por meio de ações de prevenção e de proteção desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social junto aos usuários e seus familiares. Incluem atividades que perpassam as etapas processuais do atendimento como ‘triagem’, ‘acolhida diária do aluno e família’; ’estudo de caso’; ‘conselho de classe e de oficinas’; ‘avaliação dos serviços’, atividades socioeducativas, ‘acompanhamento do processo de qualificação e encaminhamento de educandos ao mercado de trabalho’e ‘atuação em rede’, previstos nas ações metodológicas. Elas incluem disponibilizar informações, atendimentos e encaminhamentos para serviços técnicos especializados ofertados pela Apae Goiânia, para a rede de proteção social e a serviços socioassistenciais, que possibilitam o desenvolvimento integral de usuários e famílias, com vistas à superação das condições de vulnerabilidade social ou pessoal em que vivem as famílias e à garantia e defesa de direitos.
Centro de Assistência Social e de Formação da Família Apaeana – Projeto de Qualificação e Requalificação Profissional
Tem por finalidade propiciar aos pais, responsáveis ou qualquer outro membro da família do usuário da APAE de Goiânia, a qualificação e a requalificação profissional visando renda e segurança por meio do trabalho. Desenvolve projetos que incluem Modelagem, Corte e Costura, voltado para a qualificação profissional, Oficinas de Alimentação Saudável, Artesanato e Iniciativas Solidárias com vistas a ampliação, troca e aquisição de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida do usuário e família.
Legislação:
Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/93
Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004
Sistema Único da Assistência Social – SUS/2005 – Qualifica a Política de Assistência Social
Resolução nº 109/2009-CNAS/MDS – Define Serviços Socioassistenciais
Resolução nº 034/2011-CNAS/MDS – Define a Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social.
NOB/RH/SUAS/2009-MDS