Centro de Educação Especial Helena Antipoff – CEESHA
Espaço dedicado aos pequeninos
A primeira infância é uma fase importantíssima, principalmente para os deficientes mentais, visto que quanto mais precocemente forem estimulados e tratados, maiores as chances de conquistar autonomia e desenvolvimento social.Especializado no atendimento de crianças de 0 a 6 anos, o Complexo I tem o objetivo de expandir e melhorar o cuidado e a educação de crianças com deficiência. A educação infantil se destina, por concepção, a captar os talentos e o potencial de cada criança, além de desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades.
Programa Primeiros Passos
Prioridade aos bebês
Os bebês recém-nascidos até os dois anos de idade com deficiência ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor são atendidos pelo Programa Primeiros Passos com estimulação nas áreas cognitiva, psicomotora, sócio-afetiva, linguagem e proprioceptiva (relacionada à execução precisa dos movimentos e manutenção do equilíbrio). O atendimento dos bebês é feito juntamente com o pai e/ou mãe com o objetivo de promover o desenvolvimento global e possibilitar, em alguns casos, o resgate de uma convivência prazerosa em família.
Educação Infantil
Uma ação sistêmica e integrada garante que as crianças da Educação Infantil (entre dois e seis anos) atendidas pela APAE de Goiânia, no Centro de Educação Especial Helena Antipoff recebam formação apropriada para serem alfabetizadas. O trabalho da equipe pedagógica possibilita a socialização, o aprendizado de atividades cotidianas, além de incentivar atividades artísticas. Um espaço especialmente destinado ao Projeto de Educação Aquática permite uma maior participação dos pais no processo educativo de seus filhos, e garante que as crianças aprendam brincando.
Projeto de Informática aplicada à Educação Especial (Proinesp)
Resultado de uma parceria entre a Federação Nacional das APAEs (Fenapae) e a Secretaria de Educação Especial do MEC o projeto possibilitou um salto de qualidade no processo educativo dos alunos da APAE de Goiânia. Uma vez por semana as turmas de todas as unidades, com idade superior a dois anos, freqüentam o laboratório onde, com a ajuda dos professores, aprimoram conhecimentos específicos obtidos em sala de aula. Aos ex-alunos da APAE de Goiânia encaminhados para as escolas públicas regulares (municipais e estaduais) de forma inclusiva, é garantido o acesso ao laboratório de informática em horários específicos.