Centro Educacional Professor Anísio Teixeira - CEPAT
Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Ele considerava a educação uma constante reconstrução da experiência e atuou também como filósofo da educação. A marca do pensador Anísio Teixeira era uma atitude de inquietação permanente diante dos fatos. Para ele a verdade não era definitiva, mas algo que se busca continuamente.
Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra - Anísio Teixeira.
O Centro Educacional Professor Anísio Teixeira – Cepat, uma das escolas mantidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Goiânia, tem convênio com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc. Seu público alvo é composto por crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e outras deficiências associadas. A perspectiva do trabalho desenvolvido na unidade é contemplar a escolarização e os princípios da inclusão social em sua plenitude. Os educandos do Complexo II (Cepat) ainda não se encontram na escola comum, considerando que muitos dos estabelecimentos de ensino ainda estão se preparando para atendê-los quanto às suas necessidades educacionais especiais.
Neste contexto, o Cepat – Apae Goiânia propõe uma revisitação de sua prática pedagógica por meio de uma argumentação teórica baseada na perspectiva histórico-cultural considerando que as pessoas com deficiências podem aprender, apenas necessitam de uma proposta diferenciada que leve em consideração cada indivíduo, no seu potencial e na sua modalidade pessoal de aprendizagem.
Para tanto, o Cepat desenvolve atividades educacionais sob três projetos principais:
Educação para a Autonomia, Socialização e Integração - EASI
No Projeto EASI, baseado na fundamentação teórica histórico - cultural de Lev Vigostki, na qual a aprendizagem se dá por meio de intervenções mediadoras com atividades que favoreçam o desenvolvimento das funções psíquicas superiores (atenção, memória, linguagem, percepção, cálculo, entre outros). No planejamento individual, bem como no coletivo, constam atividades pedagógicas relacionadas com o letramento, raciocínio lógico e cálculo, percepções auditivas, visuais e táteis, autogestão (atividades de vida autônoma), desenvolvimento psicomotor e outras que se fizerem necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Para o desenvolvimento das atividades pedagógicas são utilizados também recursos da tecnologia assistiva, sobretudo da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), por meio dos quais se busca promover uma acessibilidade qualitativa e adequada às necessidades educacionais e/ou comunicativas dos educandos em questão.
O Projeto EASI prevê salas de aula com grupos de até dez alunos, com idade a partir dos seis anos, atendidos por um professor regente.
Para os alunos com idade superior a 14 anos que apresentem o mínimo de perfil laboral, o Cepat propõe o projeto Autonomia e Preparação para o Trabalho que consiste no levantamento das potencialidades das pessoas com deficiência para a execução de uma tarefa ou desempenho de uma função. Os educandos participam das seguintes oficinas: Atividades Manuais (artísticas, horticultura, noções de culinária e higiene/limpeza de ambientes), Projeto de Informática aplicada à Educação Especial (Proinesp) e Atividade de Vida Autônoma e Gestão.
PROJETO REFAZER
O Projeto Refazer é um programa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), implantado em 1999, voltado para educandos com espectro autista (pessoas com defasagem significativa na comunicação, interação e simbolização). Este programa atende às diretrizes do MEC, em cumprimento ao Decreto Federal nº 6571/08.
Ao longo desses anos, este projeto objetivou melhorar a qualidade de vida destes educandos permitindo, também, que tenham acesso a um sistema educacional menos restrito, que não sofram segregação no ambiente escolar. A proposta é orientada pela ideia de que todo conhecimento deve ser remetido a um contexto de vivência, para promoção de habilidades socioafetivas.
Desde 2010, a Coordenação de Ensino Especial da Seduc vem desenvolvendo alterações no Projeto Refazer visando melhorar a cada dia a educação oferecida aos educandos com espectro autista. De acordo a coordenação a reestruturação do projeto tem o propósito de subsidiar os educadores quanto aos aspectos metodológicos específicos de forma que promovam a interação, o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e a aprendizagem num ambiente significativo e funcional.
As propostas pedagógicas são elaboradas com o objetivo de:
· Favorecer o desenvolvimento da escuta e expressões comunicativas mediante diversas formas e recursos de linguagem: verbal, gestual, escrita, figurativa, incluindo a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA).
· Criar oportunidades para o desenvolvimento das percepções e sensações, tais como: táteis, visuais, gustativas, olfativas, auditivas e psicomotoras.
· Possibilitar aos educandos situações e vivências que promovam o desenvolvimento de hábitos de vida diária visando autonomia nos diversos ambientes dos quais participa ou frequenta, como família, escola e sociedade.
· Oferecer metodologias mediadoras e interventivas, tais como a constituição e uso de uma linguagem mediadora, que estabeleçam um modo de previsibilidade (antecipação e sequência de ações, normas, rotinas), tendo em vista interações que proporcionem aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.
Para o atendimento pedagógico, o Projeto Refazer prevê salas de aula com grupos de até quatro alunos, com idade a partir dos seis anos, sendo atendidos por um professor regente e um professor de apoio.
A avaliação dos alunos é elaborada de forma processual, sistemática e mediadora, contemplada em relatórios bimestrais descritivos que apresentam tanto o nível de desenvolvimento real (o que o aluno faz sozinho), bem como o nível de desenvolvimento potencial (o que o aluno consegue fazer com ajuda do/s outro/s mais experientes).
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
A Constituição admite que o AEE seja oferecido fora da rede comum de ensino, em outros estabelecimentos, já que tal serviço de cunho pedagógico funcionará como um complemento e não um substitutivo da escolarização ministrada na Rede Regular. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma forma de garantir que sejam reconhecidas as particularidades de cada aluno com deficiência e deverá acontecer para os educandos que estiverem freqüentando o ensino comum e em horário distinto da escolarização.
A Apae Goiânia, instituição comprometida com a articulação e promoção de ações que garantem a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, propõe o Atendimento Educacional Especializado como mais um de seus serviços para atender educandos que apresentem Deficiência Intelectual e/ou múltipla - independente de terem sido usuários da Instituição.
O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos autores do próprio processo de aprendizagem, considerando suas necessidades e potencialidades específicas.
A proposta se justifica por acreditar que a grande experiência e conhecimentos adquiridos no ensino a essa clientela seja um diferencial, nesta prática pedagógica, para possibilitar aos educandos com Deficiência Intelectual o desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam seu aprendizado no ensino comum, bem como a conquista de um direito educacional como cidadão.
As oficinas oferecidas são: linguagem (leitura e escrita), raciocínio lógico-matemático, motricidade (atividades aquáticas e expressões corporais), autogestão (Atividades da vida autônoma) e informática (Proinesp).
PROJETOS TRANSVERSAIS
Com o objetivo de propiciar aos alunos outros espaços e/ou ambientes (além do da sala de aula) que promovam a interação eu - outro, são propostas atividades extra-classe, tais como:
Acolhimento:
Neste espaço é propiciado o repouso e a comodidade para os alunos com comprometimento físico significativo minimizando os desconfortos em consequência das luxações nos quadris, espasticidade elevada e/ou patologias que dificultam o posturamento por um longo período de tempo em cadeiras de rodas. A equipe deste setor também é responsável pela higiene pessoal dos alunos que necessitam e auxilia as professoras na hora da alimentação destes alunos.
Videoteca:
O Projeto Videoteca é relevante para a construção da linguagem, pois os recursos audiovisuais possibilitam a leitura da imagem, ritmos e música bem como a expressão corporal. Nesta perspectiva é utilizado como um recurso a mais na programação didática – pedagógica do Cepat, favorecendo o ensino-aprendizagem. Os vídeos e os temas abordados são pertinentes aos conteúdos programados.
Brinquedoteca:
O Projeto Brinquedoteca tem a finalidade de proporcionar aos alunos um fazer pedagógico de maneira lúdica, de modo que eles possam vivenciar os conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula. O atendimento é direcionado a alunos com idade até 14 anos. As atividades envolvem o brincar, criar, imaginar, explorar, inventar, jogar e descobrir, que proporcionam interações mediante as quais a criança ou o adolescente possa se desenvolver espontaneamente e com criatividade, considerando seus potenciais e capacidades.
Cantinho da Leitura:
No Cantinho da leitura são desenvolvidas atividades pautadas nos conteúdos pedagógicos nas quais criam-se oportunidades para visualizar, manusear e folhear livros, bem como ouvir e contar histórias, dando asas à imaginação e ampliando o universo de conhecimento do mundo real e imaginário, desenvolvendo assim, nos alunos, o gosto pela leitura.
Proinesp:
O Proinesp, Projeto de Informática na Educação Especial, iniciou-se na Apae Goiânia no ano 2000, através da parceria com o MEC-SEESP (Secretaria de Educação Especial), com o objetivo de possibilitar às pessoas com necessidades educativas especiais a inclusão digital e social, apresentando recursos tecnológicos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem e para o construção e acesso ao conhecimento/letramento de mundo. Hoje, no Cepat, este projeto atende alunos matriculados nos programas do EASI, Refazer e AEE.
As atividades desenvolvidas neste laboratório visam oportunizar aos alunos:
Comemorações e eventos:
As relações humanas e a convivência na diversidade possibilitam experiências culturais e sociais a todos, influenciando a construção de atitudes de respeito, cooperação e solidariedade. Datas comemorativas são escolhidas para relembrar momentos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por grupos sociais. Nessa perspectiva faz parte do papel da escola resgatar a importância do real significado destas datas dentro do contexto histórico e sociocultural.
Corpo e movimento:
O projeto Corpo e Movimento envolve as seguintes áreas: educação física , atividade aquática, iniciação esportiva, cultura (dança e teatro) e lazer. As atividades são desenvolvidas de modo que possam contribuir com o processo de construção da cultura corporal, respeitando todos os aspectos da dimensão humana e do meio ambiente. Sendo assim, ao articular o trabalho pedagógico dos complexos em direção à consolidação do projeto de educação física cultura e lazer da Apae Goiânia, busca-se, entre outros objetivos: respeitar limites e possibilidades de movimento de cada aluno; oportunizar aos educandos situações para que possam desenvolver e criar movimentos corporais, bem como estimular a linguagem em suas diversas possibilidades e a formação de valores, tendo na cultura corporal seu lócus de intervenção pedagógica.
Para tanto, além das aulas diárias, são promovidos momentos de interação entre os alunos, professores e funcionários dos três complexos da Apae Goiânia com atividades específicas nos Encontros de Formação da Família Apaeana, nos Jogos Internos, passeios, apresentações culturais (Festival Nossa Arte e espetáculo Meu Mundo é Maior), entre outros. Estes momentos e eventos favorecem também a interação de nossos alunos com alunos de outras instituições escolares ou não escolares ligadas à deficiência intelectual e múltipla.
Refeitório:
O lanche dos alunos é servido no refeitório do Cepat, oportunidade na qual são vivenciadas situações coletivas quanto à aprendizagem no ato de alimentar, higiene, regras e convívio social. Neste momento as professoras desenvolvem atividades voltadas para a autonomia dos seus alunos, dentre elas: higiene pessoal, apresentação do cardápio (noções de nutrição), estímulo à deglutição adequada e auxílio para aqueles que ainda o necessitam. A partir dessas iniciativas é possível observar qual a preferência alimentar dos alunos e estimulá-los a experimentar outros sabores, bem como oportunizar situações nas quais possam alimentar -se e servir-se com autonomia.
Endereço: Rua 58 n. 329 esq. c/ AV.A e Rua 56, Jardim Goiás
CEP: 74.805-020 - Goiânia - GO
Fone: 62 3239-7600 / 3239-7601