Centro de Profissionalização Dr. Lincoln Marques da Rocha
CEPROLIM
Profissionalização e autonomia
Um dos principais desafios para quem trabalha com deficientes mentais é a inserção dessas pessoas no mundo formal de trabalho. O Centro de Profissionalização Dr. Lincoln Marques da Rocha trabalha com esse objetivo. A meta constante do Complexo III é sensibilizar empresários e sociedade em geral de que a inclusão de jovens deficientes no mercado é possível e desejável. O aprendiz da APAE de Goiânia passa por uma avaliação e se for considerado apto participa do programa de pré-profissionalização, quando realiza as primeiras experiências nas oficinas profissionalizantes. Já nesse momento são estimulados a desenvolver atitudes e hábitos necessários para um futuro trabalhador. Depois dessa fase de adaptação o aprendiz passa a freqüentar as oficinas para ampliar habilidades específicas. Nesta fase, a rotina dos aprendizes é a mesma de um local formal de trabalho. Ou seja, ele respeita horários, prevê e cumpre metas. Todo o treinamento é adaptado à legislação de saúde e segurança do trabalho.
As oficinas profissionalizantes
Na unidade Chácara do Governador os aprendizes podem freqüentar oficinas de fabricação e acabamento de peças decorativas, cozinha, jardinagem e horticultura, marcenaria, limpeza e serviços administrativos. Depois de freqüentar esses treinamentos os aprendizes estão aptos para exercer as funções de auxiliar nas áreas de copa, cozinha, marcenaria, jardinagem, horticultura, limpeza e serviços administrativos. Além disso, verdadeiros artistas são descobertos na oficina de peças decorativas.
Comercialização da produção
A beleza das peças decorativas produzidas pelos aprendizes da APAE de Goiânia encantam os consumidores e podem ser encontradas nas exposições que a instituição realiza durante eventos, em feiras, shoppings e também no quiosque situado no Complexo III. A renda obtida por meio da comercialização dos produtos é revertida para a complementação da manutenção das oficinas.
Inserção no mercado de trabalho
A APAE-Goiânia conta com profissionais preparados para a captação devagas no mundo do trabalho destinadas às pessoas com deficiência mental. Juntamente com a equipe da Chácara do Governador o assistente social seleciona o aprendiz com o perfil indicado para a função e o encaminha para a organização selecionada. Esse profissional também é responsável pelo acompanhamento e pela avaliação de desempenho dos aprendizes durante o período de um ano.
Quem pode ser aprendiz
O interessado em fazer parte do programa de Educação Especial Profissionalizante deve passar pela triagem e se enquadrar no seguinte perfil: ser deficiente mental com idade entre 15 e 35 anos, possuir relativa autonomia no seu cotidiano (saber vestir-se, alimentar-se, cuidar de suas necessidades fisiológicas), saber seguir orientações verbais e relacionar-se com outras pessoas. O Centro de Profissionalização Dr. Lincoln Marques da Rocha atende alunos egressos do Centro Educacional Professor Anísio Teixeira e demais interessados em fazer parte da instituição.
Endereço: AV. Prof. Alfredo de Castro Qd. RF, Lt. 14, nº 1.075 - Chácara do Governador – CEP: 74.870-038 - Goiânia - GO - Fone: 62 3532 6900