..::Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás::..
O Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Apae Goiânia, que desde 2003, com a criação do Instituto de Diagnósticos e Prevenção (IDP) tem permitido modificar o cenário regional com a redução da mortalidade materna e com o atendimento diferenciado às gestantes de baixa renda em todos os municípios goianos.
Por meio do Teste da Mamãe o Instituto de Diagnósticos e Prevenção da Apae Goiânia realiza gratuitamente e com total segurança 13 exames que diagnosticam entre outras patologias a Doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HTLV, rubéola, HIV, sífilis e toxoplasmose. Para realizar o Teste da Mamãe basta que a gestante procure uma unidade pública de saúde. A coleta da amostra deve ser feita logo após a confirmação da gestação (primeira consulta) e a solicitação médica é dispensável, uma vez que o programa tem como meta atingir 100% das gestantes com triagem em massa, aconselhamento, tratamento e monitoramento do bebê e da criança. A Apae Goiânia por meio do IDP oferece atendimento multidisciplinar diferenciado com biomédicos, ginecologistas obstetras, infectologistas, psicólogos e assistentes sociais.
O Programa de Proteção à Gestante aprimorou o sistema de proteção materno-infantil, introduzindo no pré-natal, ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de agravos detectados na fase pré-sintomática, de forma a reduzir a morbimortalidade materna e a ocorrência de deficiências em neonatos.
Dados de 2011 informam que em oito anos foram atendidas meio milhão de gestantes e realizados mais de sete milhões de exames. O IDP também contribui para o controle epidemiológico tendo em vista que a comunidade científica utiliza seus dados para a produção de teses e dissertações.
CLIQUE AQUIpara baixar a Cartilha do Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás