Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2012
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2012
Em busca de igualdade. Estamos aqui!
Em 2012 a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) propõe para o movimento apaeano uma reflexão sobre o tema da igualdade social, muito difundido por movimentos sociais e minorias étnicas, e muito importante quando envolve questões relativas à defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A proposta é que se faça uma análise conceitual por todas as Apaes que sirva de orientação para futuros debates com o poder público.
A luta por direitos preconiza uma sociedade para todos, que garanta o desenvolvimento positivo dos sujeitos, onde cada um seja atendido em suas necessidades. Etapas importantes já foram vencidas nesse contexto, mas infelizmente ainda estamos distantes de uma sociedade igualitária. O movimento de 2012 parte da compreensão do valor humano dos indivíduos e da formação de uma corrente de energia e de esperança no Brasil e no mundo que valorize a capacidade dos deficientes intelectuais em busca da igualdade de oportunidades, de uma vida digna e independente.
O objetivo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que ocorrerá de 21 a 28 de agosto é sensibilizar a sociedade quanto às reais possibilidades de atuação social dos deficientes intelectuais. Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença de não produza desigualdade, afirma a Fenapaes.