No último dia 20 (sexta), a Apae de Goiânia participou do lançamento do Programa Jovem Cidadão para a Pessoa Com Deficiência e a Carteira de Identificação do Autista (CIA), que são projetos promovidos pelo Governo de Goiás juntamente com as entidades parceiras, como a Apae e a Pestalozzi de Goiânia. A solenidade aconteceu no Centro de Excelência do Esporte.
O Programa Jovem Cidadão para as Pessoas com Deficiência é um desdobramento do Programa Jovem Cidadão, que oferece aos jovens com baixa renda a oportunidade do primeiro trabalho com carteira assinada. Para o Programa Jovem Cidadão PDD serão ofertadas 500 vagas também com carteira assinada para jovens de baixa renda com alguma deficiência que correspondem à 10% das vagas do Programa.
O Presidente da Apae de Goiânia, Albanir Pereira Santana, participou do evento representando as entidades parceiras e parabenizou o Governo do Estado de Goiás pela iniciativa pioneira que irá transformar a vida dos jovens com deficiências que buscam seu primeiro emprego no mercado de trabalho. O evento contou com a participação de Deputados Federais e Estaduais, secretários municipais e José Eliton, Governador do Estado de Goiás. O Governador contou que desde que assumiu o governo estadual, o seu propósito é avançar em políticas públicas.
Carteira
Na ocasião o Governador também lançou a Carteira de Identificação do Autista (CIA). Goiás é o primeiro estado a lançar e emitir o documento, que objetiva facilitar o acesso da pessoa autista a locais públicos.
Como a deficiência é dificilmente reconhecida de imediato, geralmente o autista enfrenta dificuldades de atendimento. O cadastro para receber o documento será feito na Secretaria Cidadã.